Raspberry Pi 3 - Como instalar RetroPie (EmulationStation) e adicionar ROMs - TUTORIAL COMPLETO ~ Blog do Ruivo - Games | RuivoPlay

Raspberry Pi 3 - Como instalar RetroPie (EmulationStation) e adicionar ROMs - TUTORIAL COMPLETO

Tutorial completo sobre como instalar a RetroPie e adicionar ROMs na Raspberry Pi 3.

Utilizei a versão 3.7 da RetroPie, lançada em 14 de abril de 2016, porém, o tutorial de instalação serve para todas as versões.

Site oficial da RetroPie
https://retropie.org.uk

★ PROGRAMAS USADOS NO TUTORIAL ★
● SD Formatter http://goo.gl/hmQC1M
● Win32 Disk Imager https://goo.gl/Ewpk7G


► EMULAÇÃO
São mais de 30 opções de emuladores na RetroPie (EmulationStation): Atari (várias versões), 3DO, Game Boy, Game Gear, Nintendo 64, PlayStation 1, Dreamcast, MAME (fliperama), NES, Super Nintendo, Mega Drive, Master System, Intellivision, Macintosh, PC Engine, SEGA CD, dentre outros.

Após a configuração inicial do gamepad (joystick), a RetroPie estará pronta para jogar, já que os emuladores são pré-configurados. Caso precise, todas as configurações do gamepad podem ser alteradas no menu de opções.

Sobre o MAME, emulador de arcades, usem ROMs na versão 0.37b5. Sugiro também conectar um teclado para facilitar a configuração inicial do MAME, já que para acessar o menu de ajustes é necessário apertar a tecla TAB do seu teclado. Além disso, por padrão, o MAME está pré-configurado com a tecla 1 (start), tecla 5 (inserir fichas) e ESC (sair do jogo). Todas podem ser alteradas nas opções (TAB).

Lembre-se de colocar as ROMs na respectiva pasta do emulador (NÃO alterar o nome das pastas). As ROMs do MAME não devem ser descompactadas. O mesmo vale para a maioria das BIOS que devem ser colocadas na pasta BIOS (Exemplo: PlayStation 1, Dreamcast, GBA...), exceto as BIOS do MAME (Exemplo: Neo-Geo, Naomi, Taito, Triforce...) que devem ser colocadas na pasta de ROMs.

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »